cha de boldo em um copo sobre a mesa

Chá de boldo: conheça os vários benefícios da bebida

Postado em: Dicas

Quantas vezes você partiu para um chá de boldo depois de perder a conta do número de pedaços de pizza que comeu ou depois de uma noite de festa de muita comida e bebida? Fique tranquilo, que você não está sozinho nessa! Aliás, o chá de boldo é muito bem vindo e não é pra menos, pois ele tem o poder de limpar o organismo.

Mas esse é só um dos muitos benefícios da bebida feita a partir da infusão de folhas de boldo. Será que você sabe quais são os outros? Continue a leitura e descubra!

Limpa o fígado de gorduras após excessos

Sabe aqueles dias em que só queremos saber de alimentos gordurosos como uma deliciosa pizza de marguerita? O chá de boldo pode ser o melhor amigo de quem exagerou no almoço ou jantar e não deseja ter azia ou indigestão. Isso porque a bebida contém lactona, substância que ajuda o fígado a digerir as gorduras.

Na prática, significa que ele estimula o lançamento da bile, que facilita a remoção de toxinas. Ao fazer isso, a bebida tem a capacidade de acalmar dores intestinais, abdominais e de estômago.

O chá também é indicado para quem sofre das terríveis queimações causadas por gastrite e úlcera.

Ajuda no processo de emagrecimento

Você provavelmente já deve ter visto o chá de boldo em alguma dieta de emagrecimento. Além de ter o poder de desinchar a barriga e combater gases, ele também tem ação diurética e um efeito purificador para o corpo, removendo o excesso de fluido e beneficiando diretamente a filtração dos rins.

Com a ajuda do chá de boldo, portanto, fica mais fácil sair um pouco da dieta e não sofrer as consequências. Se você for comer uma pizza, por exemplo, beba o chá logo em seguida, mas sem adição de açúcar.

Fortalece o sistema imunológico

Por ter um alto número de agentes naturais que podem combater organismos infecciosos, como as bactérias, a bebida ajuda a deixar o mecanismo de defesa do nosso corpo mais forte. Ele contém, também, antioxidantes que combatem os radicais livres que provocam o envelhecimento da pele.

Tem efeito calmante

Com a correria da rotina, as pessoas estão cada vez mais estressadas e ansiosas. Para amenizar, o chá de boldo atua no sistema nervoso central com um efeito tranquilizador, diminuindo esses sintomas. Por causa dessa propriedade, muitas pessoas utilizam a bebida em tratamentos de insônia.

Com tantos pontos positivos, fica difícil deixar o chá de boldo de fora da sua rotina, não é mesmo? Principalmente naqueles dias em que você sabe que vai dar uma exagerada na refeição. Porém, cuidado para não beber em quantidades excessivas, pois, em grandes doses, o chá pode causar irritação gástrica. O ideal é tomar apenas uma xícara depois da refeição.

Gostou de conhecer mais sobre os benefícios do chá de boldo? Vai incluí-lo em seu cardápio? Então aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Google+) e fique por dentro de outros conteúdos como esse!

Coloque o seu e-mail abaixo e receba em primeira mão as novidades do blog!

COMENTÁRIOS: