Pizza e Vinho: dicas certeiras de harmonização

Postado em: Dicas

Com a correria do dia a dia, às vezes, a melhor maneira de saciar a fome é pedindo uma pizza, não é mesmo? Você pode aproveitar o conforto da sua casa, jantar em família e até convidar alguns amigos para dividir 8 pedaços, ou mais, de puro sabor.

Agora, se você quiser transformar este momento em uma experiência muito mais especial, que tal acrescentar um belo vinho ao menu? A harmonização de pizza e vinho é considerada uma das melhores combinações do mundo, mas precisa ser perfeita, para que o sabor de um não acabe roubando o sabor do outro.

Continue acompanhando o post de hoje e aprenda a fazer essa harmonização de forma correta, aproveitando ao máximo essa experiência tão saborosa.

Combine pizzas e vinhos de acordo com a tradição

Quando a pizza escolhida for de um sabor tradicional, como a famosa Marguerita (ou Margherita, em italiano), a escolha do vinho mais adequado deve estar relacionada à uva presente em sua composição.

Cada região, ou país, cultiva uvas com características diferentes para a fabricação de seus vinhos. A uva Sangiovese, cultivada principalmente na região da Toscana, é usada na produção do vinho Chianti, que é o mais indicado para a harmonização com a pizza Marguerita. Você pode acompanhar sua pizza com o Sardelli D.O.C.G. Chianti 2015.

Experimente outros sabores e texturas

A ideia de harmonizar pizzas e vinhos deve ser uma experiência, leve, divertida e agradável. Experimente outros sabores e texturas que você gosta e teste algumas opções de vinho para começar a identificar quais combinações agradam mais o seu paladar. Abaixo, você pode ver algumas das pizzas mais consumidas no Brasil e sugestões de vinhos para você experimentar.

Pizzas com catupiry, e peixes em geral

Para combinar com esses sabores, o ideal é um vinho produzido com a uva Chardonnay, que sempre dá um bom contraste com queijos, quebrando um pouco da gordura. Um bom rótulo, da Argentina região de Mendoza, é o Orfila Chardonnay.

Baiana, Pepperoni e Calabresa

Essas pizzas são essencialmente mais picantes, principalmente a baiana, e por esse motivo combinam muito bem com vinhos da uva Syrah/Shiraz, ou Cabernet Sauvignon que possuem leves notas frutadas e frescas em seu aroma e paladar, formando um belo casamento.

Vegetais

Tem pizza para vegetariano? Claro, que sim! Por serem pizzas mai leves, você pode harmonizar com mais uma uva branca, a Sauvignon Blanc. O rótulo perfeito para esta combinação vem da terra dos nossos hermanos argentinos, o Partridge Unfiltered Sauvignon Blanc 2016.

Case vinho e sobremesa

As pizzas doces, normalmente, são apreciadas como sobremesa, por isso, os vinhos mais indicados são aqueles com tons mais doces. Um famoso exemplo é o mais conhecido vinho de sobremesa do mundo, o vinho do Porto (Portugal), que combina perfeitamente com pizzas de chocolate em geral.

Um bom rótulo para você acompanhar a sua sobremesa é Burmester Ruby Porto, mas não se engane com o doce deste vinho, que tem teor alcoólico elevado (19,5%).

Agora que você já sabe como harmonizar corretamente pizza e vinho, chame a família e os amigos, peça uma deliciosa pizza e abra aquele vinho que você reservou para esse momento especial aí, na sua casa.

Gostou deste saboroso post? Conte pra gente aqui nos comentários!

Coloque o seu e-mail abaixo e receba em primeira mão as novidades do blog!

COMENTÁRIOS: