Veja como harmonizar cerveja com pizza

Postado em: Dicas

Que uma boa rodada de pizza pede um acompanhamento à altura, nós já sabemos. E uma boa cerveja sempre cai bem! Mas, para uma combinação perfeita de cerveja com pizza, você sabe quais as melhores opções para não errar?

Se você quer acertar de cara na hora de harmonizar sua pizza com boas cervejas, é importante seguir algumas recomendações básicas. Geralmente, essas combinações devem ser servidas das mais delicadas às mais robustas, seguindo algumas categorias.

Foi pensando em te ajudar a unir essa dupla infalível que preparamos esse post! Vamos lá!

Contraste

Cervejas e pizzas com características opostas costumam formar uma dupla de sucesso. Você pode fazer essa harmonização unindo as pizzas e cervejas que tenham contraste em seu sabor, como doçura e acidez, doçura e amargor, picância e refrescância, leveza e robustez. De um modo geral, a dica é misturar ingredientes com sabores bem diferentes, mas que se completam.

Semelhança

Contudo, se você prefere não ousar e correr o risco de errar na mistura de sabores opostos, pode também apostar na semelhança. Pode ser mais fácil e certeiro combinar pizzas e cervejas com características semelhantes, podendo ser no nível de acidez, ingredientes em comum ou na leveza de sabor, por exemplo.

Equilíbrio

Harmonizar sua pizza com cerveja levando em consideração seu equilíbrio, é primordial. Você pode equilibrar ingredientes da pizza e da cerveja que se complementam de modo que nenhum se sobressaia ao outro. Portanto, quando uma pizza tiver o sabor marcante, pode-se optar por uma cerveja mais forte, e fazer o mesmo com os sabores suaves, ácidos e adocicados.

Esse equilíbrio também pode ser determinado por características que se complementam. Uma pizza mais salgada, por exemplo, neutraliza a acidez da bebida, assim como uma cerveja mais doce pode ressaltar a acidez do prato. As opções são diversas!

Algumas combinações

Agora que você já sabe como escolher a pizza e a cerveja por suas características e sabores, vamos te dar sugestões de combinações incríveis com sabores bem conhecidos:

Pizza Mussarela

Pizzas com queijo vão bem com cervejas mais leves e com amargor, como as pilsens. Aqui, boas pedidas são a Malastrana e a Schweiger Pils.

Margherita

A pizza Margherita combina muito bem com cervejas frutadas e condimentadas, que podem ser a Gaulouise Blond ou a Galouise Triple Blonde.

Pepperoni

Para equilibrar a picância desse prato, pode-se unir a pizza de pepperoni a cervejas com malte mais forte, como a Engel Bock Hell e a Santa Muerte Brown Ale.

Atum

A pizza de atum vem muito bem acompanhada quando harmonizada com cervejas menos encorpadas, já que esse peixe tem um sabor forte. Por isso, bebidas com caráter equilibrado de malte caramelo e amargor, como Clara Pale e Brains Bitter, são ótimas pedidas nesse caso.

Calabresa

Bebidas mais refrescantes e amargas vão muito bem com a pizza de calabresa. Alguns exemplos de cervejas desse tipo são Flying Monkeys Hoptical Illusion e a Santa Muerte Session Ale.

Frango com Catupiry

Cervejas à base de malte acompanham bem essa pizza. Essas podem ser a Schweiger Helles e Gaulouise Ambree.

Pizzas doces

Para acompanhar pizzas doces, as melhores cervejas são aquelas com traços de frutas, ou com chocolate. Algumas dessas cervejas são a Leffe Royale ou a Young’s Double Chocolate Stout.

Além de adotar todas essas dicas de ouro, você também pode criar suas próprias formas de harmonizar cerveja com pizza e ousar no cardápio! Conte para a gente, nos comentários, quais são as suas combinações preferidas!

Coloque o seu e-mail abaixo e receba em primeira mão as novidades do blog!

COMENTÁRIOS: