vinho e pizza sobre uma mesa

Vinho e pizza: dicas para harmonizar essas duas delícias!

Postado em: Dicas

Vinho e Pizza são deliciosos por si só, mas podem ser ainda melhores quando degustados em conjunto. Existem muitas variedades de pizzas, por isso também muitas formas de acompanhamento para essa bebida maravilhosa. Porém, quando se combina pizza com vinho, você deve ter dois objetivos: o primeiro é harmonizar os sabores dos recheios e molhos com sabores do vinho e o segundo é se divertir!

Quer saber como harmonizar pizzas e vinhos da melhor forma? Então veja abaixo as dicas para que não erre mais nessa combinação.

Pizzas e vinho: vermelho ou branco?

Tradicionalmente, pizza significa uma massa fina, crocante, com dois ingredientes fundamentais: molho de tomate e queijo derretido. Portanto, os vinhos devem levar em consideração estes itens.

Alguns chefes consideram que, enquanto vinhos encorpados brancos e até mesmo champanhe ou vinho espumante podem ser deliciosos com a pizza certa, em geral, o que mais combina é o tinto, que independentemente do recheio, quase sempre pedirá o vermelho em vez do branco.

No entanto, especialistas em vinho geralmente recomendam brancos picantes para cortar a gordura e salinidade da muçarela, que é frequentemente o principal ingrediente deste prato.

Mas como harmonizar pizza e vinho? Siga lendo para ver as dicas de acordo com a pizza.

Marguerita e queijo

Essa pizza foi nomeada em homenagem à Rainha Marguerita, esposa do rei da Itália Umberto I, em 1889, quando o casal visitou Nápoles e queria provar a pizza local. Um chefe selecionou patrioticamente coberturas com as cores da bandeira italiana: queijo muçarela branco, tomates vermelhos e folhas de manjericão verdes, fazendo nascer a famosa marguerita. Como não tem molho de tomate nessa pizza, você pode escolher um vinho que tenha a acidez mais suave do que os tintos italianos, como o Pinot Noir.

Além disso, os sabores suaves de muçarela fresca, tomate e manjericão, ou a simplicidade de outras pizzas de queijo, também combinam com a sensação ligeiramente herbal de um refrescante Pinot Grigio.

Se preferir vermelhos, Barbera é um tinto italiano com um corpo suave e sabores de frutas. Não dominará os ingredientes simples ao adicionar seu próprio entusiasmo.

Pizzas vegetarianas

Pizzas vegetarianas possuem muitos ingredientes e sabores delicados, todos acontecendo ao mesmo tempo. Rosé é um vinho leve que não se destacará, além de adicionar sabores de frutas e um frescor especial, especialmente quando gelado! Um dos vinhos tintos mais leves, Pinot Noir complementará em vez de se destacar. Sua acidez frutada harmoniza muito bem com os sabores.

Pizzas com recheios à base de carne

Para pizzas que levem presunto, bacon, lombo canadense, pepperoni, calabresa e outros tipos de carnes, o Chianti é o ideal. Ele é forte, mas não monstruosamente avassalador, tem acidez brilhante para atualizar seu paladar e acrescenta sabor rústico, frutado e de ervas para coincidir com o tempero encontrado na carne e no molho.

Além dele, o Montepulciano é praticamente perfeito para pizza de pepperoni, pois possui sabores grandiosos o suficiente para lidar com pizzas de carne sem esmagar a rústica e frutal harmonia dos ingredientes da terra.

E as pizzas doces?

Ah! Para essas? A doçura azedinha encontrada em frutas como abacaxi e morango fará tudo, mas os tintos secos frutais de gosto áspero acrescentarão uma ótima experiência ao seu paladar. Então, escolha um Zinfandel cheio de frutas, especiarias e sabor arrojado. Também tem o Syraz, um vinho australiano que possui frutas maduras em sua composição e é perfeito para harmonizar com ingredientes doces como abacaxi ou outras frutas.

O vinho certo para a pizza certa, como você pode ver, dependerá do que compõe cada um deles. Portanto, se quiser impressionar alguém com um jantar romântico de vinho e pizza, agora já sabe um pouco mais sobre como harmonizar essa refeição.

Gostou das nossas dicas? Quais suas combinações favoritas de vinho e pizza? Conte para nós!

Coloque o seu e-mail abaixo e receba em primeira mão as novidades do blog!

COMENTÁRIOS: