Não há dúvidas de que a pizza é uma comida deliciosa e que pode ser saboreada sem nenhum acompanhamento. No entanto, muitas pessoas gostam de adicionar condimentos, a fim de deixar o recheio da pizza ainda mais saboroso e especial.
E é esse hábito que dá origem a um debate acalorado sobre qual o melhor acompanhamento para a pizza: o azeite, ou o catchup.
Descubra aqui qual é o condimento que mais combina com essa iguaria tão apreciada e querida no mundo todo.
Qual dos condimentos realça mais o sabor do recheio da pizza?
O principal papel desses condimentos é valorizar a pizza e realçar o seu sabor. No entanto, com a variação nos tipos de recheio da pizza, é possível que alguns sabores combinem mais com azeite e outros com catchup.
O azeite costuma realçar todos os sabores de pizza, mas são especialmente mais harmônicos com recheios que possuem muitas folhas verdes, como as de rúcula e espinafre. Além disso, também harmonizam bem com peixes, como em pizzas com recheio de atum, aliche e camarão.
Já para os apreciadores de catchup, o condimento cai bem com queijos e recheios com carne, como bacon, calabresa, lombo e frango. Além disso, seu sabor adocicado combina com recheios mais intensos e picantes, como pepperoni e baiana.
Existem questões culturais e regionais?
Culturalmente, o azeite é cultuado como um condimento mais comum às pizzas. Isso porque ele também é a opção preferida dos italianos – que aperfeiçoaram a pizza feita pelos ancestrais, transformando-a na iguaria que conhecemos hoje. Já o catchup é mais utilizado pelos americanos.
No Brasil, questões regionais também influenciam no uso destes acompanhamentos no recheio da pizza. A disputa acontece principalmente no eixo entre Rio de Janeiro e São Paulo.
No Rio de Janeiro, é comum adicionar catchup às pizzas. Já em São Paulo – segunda maior cidade no consumo mundial de pizzas, atrás somente de Nova York, segundo pesquisa da APUESP (Associação de Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo) – a preferência é pelo azeite.
Essa diferença é justificada, pois, em São Paulo, ela é feita seguindo a tradicional receita de pizza italiana, com muito molho de tomate, o que não acontece no Rio de Janeiro.
Pela falta de molho nas pizzas, os cariocas acabam adicionando catchup, que também é feito de tomate. Já os paulistas apostam no azeite, que realça o sabor da massa, do tomate e dos ingredientes usados no recheio.
Qual é a escolha mais saudável?
Quando o assunto é saúde, o catchup não é o acompanhamento mais cotado. Apesar de ser um produto feito a partir de tomates, ele é rico em açúcares e frutose, além de receber aditivos químicos, como conservantes, por exemplo.
Já o azeite de oliva – em especial, o extravirgem – é visto como uma alternativa mais natural e saudável, já que é rico em vitaminas e ômega 3. Seu consumo pode trazer muitos benefícios para a saúde, como a ação antioxidante e a redução do colesterol ruim.
Mas, afinal, depois destas colocações, qual é o condimento que mais combina com o recheio da pizza? Catchup ou azeite? A resposta é: depende. Cada pessoa tem o seu gosto e paladar individual e, independentemente da tradição, regionalismo ou combinações, o mais importante é saborear essa iguaria maravilhosa – mesmo que seja sem adicionar nada!
E você, o que prefere? Catchup ou azeite? Compartilhe esse post com seus amigos e descubra o que eles preferem ao saborear uma deliciosa pizza!
COMENTÁRIOS: