alimentos e condimentos sobre uma mesa

Conheça 5 curiosidades sobre a fantástica e irresistível gastronomia italiana e se delicie

Postado em: Curiosidades

Mamma Mia! É quase inevitável falar em Itália e não começar a pensar nas várias delícias da sua culinária. Afinal, vamos combinar: a gastronomia italiana é uma das favoritas quando pensamos em comer algo bem saboroso.

Quem consegue resistir ao cheirinho maravilhoso de uma pizza? Ou dispensar uma lasanha ou uma macarronada? Mas fora esses pratos conhecidos, você sabia que a gastronomia italiana vai muito além das massas?

Se você faz parte do grupo que adora esse tipo de cozinha e quer conhecer mais sobre ela, este post vai te deixar com água na boca! A seguir, confira 5 curiosidades sobre a gastronomia italiana e os seus fantásticos e irresistíveis sabores!

1. Além das massas

Engana-se quem pensa que italiano só come massas! A culinária italiana é rica e variada, com fortes influências da cozinha mediterrânea — vale lembrar que uma boa parte do país é banhada pelo Mar Mediterrâneo.

Esse detalhe geográfico adicionou ao cardápio dos italianos uma enorme variedade de peixes e frutos do mar. Mas além disso, eles costumam também consumir pratos à base de outras carnes — como não pensar em um suculento filé à parmegiana? —, como as de vaca, cordeiro, frango e peru.

Devido à característica mediterrânea, na gastronomia italiana é a forte presença de azeite de oliva, temperos e especiarias, hortaliças, frutas secas, oleaginosas, legumes, grãos e cereais. Muitos desses ingredientes se difundiram no Brasil graças à influência de imigrantes italianos.

2. Pizza: um clássico da gastronomia italiana

Como falar de gastronomia italiana sem lembrarmos da pizza? Amado em todo o mundo, esse prato tipicamente italiano não surgiu na Itália. A origem da pizza tem um pé no Antigo Egito: séculos antes de a Itália ser um país, os egípcios consumiam uma massa feita à base de farinha e água muito semelhante àquela usada para fazer pizza.

Apesar disso, a famosa pizza que diversos países conhecem e saboreiam atualmente é uma incrementação da receita original, e isso foi feito pelos italianos.

A difusão da pizza aconteceu a partir de 1889, quando foi feita pela primeira vez no formato atual, redondo, para homenagear a rainha Margherita, apresentando ingredientes que lembravam as cores da bandeira italiana: queijo (branca), manjericão (verde) e tomate (vermelha). Daí em diante, foi só alegria! Grazie, rainha Margherita!

3. Um acidente chamado Risoto

O risoto é um prato típico do norte da Itália. Apesar de existirem muitos modos de preparo, a receita original — e uma das mais famosas — é o risoto de açafrão.

Esse prato surgiu por acidente, em 1574 (sim, o risoto é muito antigo!), no jantar de casamento da filha de um dos destaques da gastronomia da época. Sem querer, o cozinheiro deixou cair uma quantidade muito grande de açafrão no prato. No entanto, a fatalidade, que poderia ter sido desastrosa, recebeu aprovação geral dos convidados, dando origem à receita original.

4. A adorada Bruschetta

Essa entrada que tanto gostamos é do século XV, e seu nome vem do verbo bruscare, que significa “tostar na brasa”. Sendo muitos os pães tipicamente italianos, a exemplo do ciabatta, não é difícil imaginar o porquê do surgimento da bruschetta.

A receita original leva apenas pão torrado, alho, pimenta, azeite de oliva e sal, porém, a versão que se espalhou pelo mundo e que é a mais conhecida atualmente leva também tomate e manjericão.

5. Itália, o país dos queijos

Muitas pessoas não sabem, mas o queijo é um alimento muito produzido e apreciado na Itália — há mais de 400 tipos fabricados por lá. São tantas opções que cada região produz um tipo mais característico.

Dentre as muitas variedades, existem queijos fabricados com leite de vaca, cabra, ovelha e búfala, cada um com sabores e aromas únicos. Dentre os queijos italianos mais conhecidos e consumidos no mundo inteiro, estão: gorgonzola, provolone, parmesão, muçarela, muçarela de búfala e ricota.

Com tanta riqueza de sabores, é muito difícil resistir aos encantos da gastronomia italiana, principalmente quando pensamos nas deliciosas opções que já fazem parte do nosso dia a dia, como as macarronadas e as pizzas.

Gostou de conhecer mais sobre a gastronomia italiana? Então compartilhe essas delícias nas redes sociais e deixe os seus amigos com água na boca também!

Coloque o seu e-mail abaixo e receba em primeira mão as novidades do blog!

COMENTÁRIOS:

Ei, espere! Antes de ir embora, que tal fazer parte do nosso CLÃ?

Receba em primeira mão as nossas promoções e novidades sempre quentinhas. :)

Cadastre-se agora e já ganhe um presente!