pizza portuguesa com cebola, ovos e azeitonas

3 fatos sobre a pizza portuguesa que você não fazia ideia

Postado em: Curiosidades

Muçarela, calabresa, quatro queijos, frango com catupiry. Esses são apenas alguns dos muitos sabores de pizza que existem. O Brasil, por si só, contribui com várias opções, já que o nosso país é apaixonado por pizza.

E no meio de tanta variedade, existe um sabor que, talvez, seja o que mais gere perguntas entre os apaixonados pela redonda: a pizza portuguesa.

Afinal de contas, por que esse nome? De quem foi a ideia de misturar todos os ingredientes da pizza portuguesa? A seguir, conheça 3 fatos sobre esse sabor!

1. A pizza portuguesa é uma invenção brasileira

O nome da pizza é “portuguesa”, mas a invenção do sabor aconteceu no Brasil. A história conta que, na época em que os primeiros imigrantes italianos chegaram ao nosso país, ainda não havia o conceito de pizzaria como um estabelecimento comercial.

Os italianos, então, sem muito dinheiro para investir em um negócio, faziam suas pizzas em casa e as levavam para assar nos fornos das padarias, que eram dominadas pelos imigrantes portugueses.

Em algum momento, um português resolveu inovar no prato colocando os ingredientes mais característicos do seu país no recheio de uma pizza. E pronto: assim surgiu a pizza portuguesa.

Uma outra versão menos romantizada conta que, na verdade, a invenção do sabor foi motivada pela falta de ingredientes tradicionais italianos, o que levou as pessoas a usarem o que fosse de mais fácil acesso. Neste caso, ovos, cebola, azeitona, ervilha, queijo e presunto. A partir da mistura, o sabor foi batizado de portuguesa, já que as cores do recheio lembravam as da bandeira de Portugal.

A versão da história você pode escolher, assim como também os ingredientes: afinal, apesar da receita tradicional, a pizza portuguesa varia bastante em todo o Brasil. Milho, pimentão, palmito, tomate, calabresa e até cogumelos são algumas das opções que se encontram em diferentes versões servidas pelo país.

2. É uma das queridinhas do Brasil

A pizza portuguesa é um dos sabores favoritos do brasileiro. No ranking geral do país, ela fica empatada em segundo lugar com a pizza marguerita, sabor tradicional italiano.

Talvez você já tivesse uma ideia disso, não é? Afinal, como bom fã de pizza, você também contribuiu para essas estatísticas.

E agora você deve estar quase adivinhando também qual é o sabor que ficou em primeiro lugar, não é? Mesmo que você possivelmente já saiba, vamos tirar qualquer possibilidade de dúvida: a pizza mais pedida no Brasil é a de calabresa.

3. Ela não existe em Portugal

Pode soar estranho, mas não existe pizza portuguesa em Portugal. Obviamente que todas as pizzas feitas em terras lusitanas são portuguesas por nacionalidade. Mas, aqui, como você sabe, estamos tratando de sabor.

O fato é que as pizzas também são muito pedidas em Portugal, mas são diferentes das brasileiras. Uma das principais diferenças é que os portugueses gostam que a massa seja mais grossa. Além disso, existe também uma preferência em relação a sabores com frutos do mar, como, por exemplo: bacalhau, atum, camarão e sardinha. Algo tipicamente lusitano.

Como você viu, a pizza portuguesa é, na verdade, uma espécie de homenagem às cores e aos sabores da cozinha de Portugal. Mas de portuguesa ela não tem nada: a invenção é bem a cara do Brasil.

A pizza poderia até se chamar “brasileira”, de tão enraizada em nossa cultura que ela está. Mas é melhor manter o nome para ninguém se confundir quando for pedir a próxima pizza — o que não deve demorar nada, afinal, brasileiro adora pizza!

E agora, quer saber quem mais também é tão fã de pizza assim? Então, confira quais são os 5 países que mais amam pizza no mundo!

Coloque o seu e-mail abaixo e receba em primeira mão as novidades do blog!

COMENTÁRIOS:

Ei, espere! Antes de ir embora, que tal fazer parte do nosso CLÃ?

Receba em primeira mão as nossas promoções e novidades sempre quentinhas. :)

Cadastre-se agora e já ganhe um presente!