O vinho tinto é o mais consumido no mundo e sua a ampla variedade de uvas permite que ele acompanhe os principais pratos regionais e internacionais. Entre eles, a cosmopolita pizza.
Ou seja: não é de hoje que já se fala na riqueza que é harmonizar pizza e vinho à mesa, proporcionando uma experiência muito mais suculenta e prazerosa.
Acontece que o consumo de vinho, no Brasil, ainda é baixo — cerca de 2,2 litros ao ano por pessoa —, o que tornam as possibilidades de harmonização menos populares para o público já apaixonado por pizza.
E, para tornar as suas próximas refeições mais especiais, vamos ver como você pode harmonizar pizza e vinho, tomando como base as 5 uvas mais apreciadas por aqui?
A importância de harmonizar pizza e vinho
Basicamente, a harmonização é o equilíbrio entre aquilo que consumimos, em uma refeição, para explorar todo o potencial de seus principais ingredientes.
No caso do vinho, leva-se em conta o seu tipo de uva e a consequente acidez que a acompanha, além da associação de sabores que se pode construir a cada garfada e gole dados.
Com isso, podemos explorar essa experiência sensorial com os seguintes tipos de vinho:
Cabernet Sauvignon
É o tipo de uva mais consumido, entre os tintos, com um bom balanceamento entre seu amargor e aroma. É originário da França, mas sua versatilidade no cultivo permite que a uva seja produzida em diversas partes do mundo.
Você que está em busca de harmonizar pizza e vinho Cabernet Sauvignon, vale ter em mente que essa uva tende a combinar com sabores intensos, como é o caso da calabresa. Com base em nosso cardápio, sugerimos a harmonização com:
- Baiana
- Calabresa com mussarela
- Calabresa com Catupiry legítimo
- Pepperoni
Chardonnay
Mais conhecida pelo seu uso na produção de espumantes, o Chardonnay é uma uva branca, capaz de mostrar que a harmonização de pizza e vinho não cabe apenas aos tintos.

Na França, seu consumo é bastante popular e, quando falamos em harmonizar com uma boa pizza, tente focar a harmonização com pizzas de sabores mais leves ou com queijos, sendo possível combinar com os seguintes sabores:
- Pizza de 4 queijos
- Palmito
- Atum
- Catupiry
- Calabresa com Catupiry
- Napolitana
Malbec
Mais robusta que a Cabernet Sauvignon, a uva Malbec é bastante apreciada pelos nossos hermanos — os argentinos, especialmente —, e tem muito destaque em nossa mesa também.
Em geral, combina-se esse tipo de vinho com pizzas regadas a muito molho e azeite, devido à sua potência. Para isso, sugerimos as seguintes harmonizações:
- Marguerita
- Calabresa com mussarela
- Bauru
- Lombo
- Portuguesa
Merlot
Mais balanceada, e com uma variedade ampla, capaz de conferir complexidade ao seu sabor, o Merlot tende a vir acompanhado de aspectos frutados, em suas experimentações.
Isso significa que, quando pensamos em harmonizar pizza e vinho Merlot, temos um amplo cardápio para explorar, como:
- Portuguesa
- Lombo com Catupiry
- À Moda
- Champignon
- Vegetariana
Tempranillo
Por fim, um bom vinho que pode acompanhar as suas refeições com pizza é o Tempranillo, uma uva de muita popularidade na Espanha e que, por aqui, tem conquistado o seu fiel público também.
Em parte isso, se deve à facilidade em equilibrar o seu sabor, que é menos encorpado e alcoólico, normalmente. Para compor um cardápio harmonizado, sugerimos os seguintes sabores de nossas pizzas:
- Abobrinha (que leva mussarela de búfala em sua receita)
- Marguerita
- Atum
- Lombo com Catupiry
Ou seja: não faltam opções em nosso cardápio para você aprender a harmonizar pizza e vinho, aproveitando também toda a diversidade de uva que ajudam a tornar cada refeição em algo muito mais especial.
Que tal aproveitar e dar uma conferida em nosso cardápio completo em busca da pizza ideal para acompanhar o vinho que você tem em casa?
COMENTÁRIOS: